Tafel XLII, Vue du Cayambe, in: Humboldt, Alexander von ([1810-]1813): Vues des Cordillères et monumens des peuples indigènes de l'Amérique. Paris: Schoell. (Quelle: Wellcome Library, London)

Com mais de 3500 páginas contendo descrições e medições do percurso, esboços literários, ensaios científicos e desenhos, os diários das viagens de Humboldt pela América (1799-1804) são chave para compreensão do trabalho realizado em suas expedições.
 
            A principal tarefa do projeto idealizado pelo Dr. Tobias Kraft, da Academia de Ciências de Berlim-Brandenburgo, consiste na catalogação completa dos diários das duas grandes viagens de Humboldt pelas Américas e pela Rússia, assim como de suas outras viagens, em especial pela Inglaterra, Espanha, Itália e pelo sul da França. Os esboços literários, medições, protocolos laboratoriais, ensaios e excertos científicos, que até agora foram quase que completamente negligenciados, são de suma importância, especialmente os de suas duas viagens transcontinentais, que representam um tesouro do conhecimento transdisciplinar, interligando aquilo que tange as ciências humanas e naturais. O objetivo do projeto de pesquisa é disponibilizar digitalmente, pela primeira vez, a edição histórico-crítica completa deste material, no qual Humboldt continuou a trabalhar incessantemente ao longo de sua vida, mesmo após suas viagens.
 
Pesquisador: Dr. Tobias Kraft
Para acessar a plataforma edition humboldt digital clique aqui.
Para mais informações sobre o projeto clique aqui.

Português, Brasil
Tags: