Liberdade para a ciência: Conrado Hübner Mendes em luta pela Constituição democrática
O humboldtiano Conrado Hübner Mendes tem criticado abertamente o procurador-geral brasileiro. Agora enfrenta pessoalmente o modo como agem os seguidores fies do Presidente Bolsonaro contra seus críticos. O professor de Direito da Constituição da Universidade de São Paulo (USP) enfrenta processos.
A Fundação entrevistou o Professor Mendes sobre os acontecimentos recentes.
Em certo momento da entrevista a Fundação comenta sobre um estudo do humboldtiano para o Academic Freedom Index 2020, no qual ele expôs questões sobre a ameaça da liberdade acadêmica no Brasil. Eles o questionaram sobre quais outras críticas ele teria a fazer e sua resposta foi a seguinte:
“A liberdade de expressão, a liberdade de ciência e a autonomia das universidades são garantidas por nossa constituição. Nos últimos anos, a divisão da sociedade avançou. (..) Acadêmicos que criticam o governo têm problemas nas universidades. O clima está se tornando cada vez mais hostil, orçamentos estão sendo cortados, empregos estão sendo cortados, fundos estão sendo congelados. Os críticos são cobertos de reclamações. As discussões políticas são proibidas por ordens judiciais e certos grupos, acadêmicos e não acadêmicos, difamam as universidades como se elas fossem um centro de atividades esquerdistas e clamam por maior controle dos currículos e das aulas.”
Para ler a entrevista completa no site da Fundação:
ALEMÂO clique AQUI
INGLÊS clique AQUI
Pesquisador: Conrado Hübner Mendes: professor de Direito da Constituição da Universidade de São Paulo (USP)
Fonte: Fundação Alexander von Humboldt – Wissenschaftsfreiheit: Wie sich ein Humboldtianer in Brasilien für die demokratische Verfassung einsetzt (07/06/2021)