Humboldtiano vence Prêmio Nobel

Benjamin List, pesquisador humboltiano, ganhou o Prêmio Nobel de Química 2021 juntamente com David W.C. MacMillan. Os pesquisadores foram reconhecidos pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica. Esse processo de construção de moléculas é usado, entre outras coisas, na pesquisa de novos medicamentos e também tem contribuído para tornar a química mais ecológica, de acordo com a Academia Real das Ciências da Suécia. Com este prêmio recente, um total de 57 pesquisadores da rede global de patrocinadores da Fundação Humboldt já receberam o Prêmio Nobel.
 
O químico Benjamin List, nascido na Alemanha em 1968, é diretor do Instituto Max Planck de Pesquisa sobre Carvão em Mülheim an der Ruhr. Como bolsista do Programa de Pesquisa Feodor Lynen da Fundação Alexander von Humboldt, realizou pesquisas de pós-doutorado nos EUA de 1997 a 1998. Desde então, como anfitrião da Humboldt, ele cuidou de vários bolsistas de pesquisa internacionais de Humboldt em seu instituto.
 

“Parabenizamos Benjamin List e David MacMillan por este merecido prêmio. A Fundação Alexander von Humboldt patrocinou Benjamin List como seu pesquisador no final da década de 1990, pouco antes de ele desenvolver sua forma pioneira de catálise, que agora recebeu o Prêmio Nobel de Química ”, diz o presidente da Fundação Alexander von Humboldt Hans-Christian Pape. “Estamos orgulhosos dele como um membro importante de nossa família Humboldt global! ” enfatiza Pape.
 
 
Todos os anos, a Fundação Alexander von Humboldt possibilita que mais de 2.000 pesquisadores de todo o mundo passem tempo pesquisando na Alemanha. Em mais de 140 países em todo o mundo, a fundação mantém uma rede interdisciplinar de mais de 30.000 humboldtianos - 57 deles com o Prêmio Nobel.
 
 
Pesquisadores: Benjamin List, David W.C. MacMillan. 
 
Fonte: Fundação Alexander von Humboldt – Nobelpreis für Humboldtianerin. Nobelpreis für Chemie 2021 geht an den Humboldtianer Benjamin List (06/10/2020)
 

57 humboldtianos e humboltianas com prêmio Nobel clique aqui.
Mais sobre o Prêmio Nobel clique aqui.
 

Autor: 
Bruna Senke Marcelino
Data de Publicação: 
15/10/2021
Categorias: