Brasil e Alemanha: sua excelência, a pesquisa - Ciências Humanas

Evento inaugural do Clube Humboldt do Brasil no ano de 2021.
Na próxima quarta-feira (27/01) acontecerá o primeiro encontro da série “Brasil e Alemanha: sua excelência, a pesquisa”, serão um total de três encontros, cada um terá foco em uma área de pesquisa: Ciência Humanas, Ciências Biológicas  e Ciências Exatas e Tecnológicas.
Convidamos todos e todas a participar do evento!
 
27 de janeiro, quarta-feira, 19h30
Ambiente Zoom
 
PALESTRAS:
Sérgio da Mata (UFOP)
Olhares latino-americanos sobre Max Weber
Julian Drews (Potsdam)
Por uma hermenêutica da imprensa brasileira de língua alemã
 
Para participar, registre-se no ambiente Zoom CLIQUE AQUI
Certificação como evento de extensão da UFPR!
 
Sobre os pesquisadores:
Sérgio é professor associado de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como pesquisador convidado no Instituto Max Weber para Estudos de Ciência Social e Ciência Cultural da Universidade de Erfurt, e entre 2009 e 2010 realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências Culturais da Europa-Universität Viadrina (Frankfurt/Oder).
Pesquisa e escreve sobre: Max Weber e seu contexto intelectual, conhecimento histórico e a história das ideias na Alemanha dos séculos XIX-XX, religião e modernidade.
 
Julian atua como Pesquisador Associado na Cátedra de Literatura Francesa e Espanhola, Instituto de Estudos Românticos da Universidade de Potsdam (Prof. Dr. Ottmar Ette). Realizou o Pós-Doutorado como coordenador do projeto conjunto BMBF "Diários de Viagem Americanos de Alexander von Humboldt: Genealogia, Cronologia e Epistemologia". Em 2019 foi financiado pela Feodor Lynen Research Fellowship da Alexander von Humboldt Foundation na Universidade Federal do Pananá em Curitiba, Brasil.
Interesses de pesquisa: Relação entre literatura e história da ciência, textualidade e representações de violência na literatura mundial do romance, Teoria da Textualidade.
 

Data do Evento: 
27/01/2021
Local do Evento: 
Ambiente Zoom
Categorias: